Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder

CIDADE DO RIO TEM O ABRIL MAIS SECO DA HISTÓRIA DO SISTEMA ALERTA RIO

Município registrou chuva em apenas quatro dias em todo o mês de abril. Dados do Sistema Alerta Rio mostram que este foi o abril mais seco desde 1997, quando o órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio começou a fazer a medição. As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar foram marcas registradas na capital fluminense.

O levantamento revela que a média das temperaturas máximas para o mês de abril (2014 – 2023) é de 31,3°C, enquanto a média das máximas de abril deste ano foi dois graus acima: 33,5°C. Já a maior temperatura registrada no município foi de 39,1°C, no dia 28.

O Sistema Alerta Rio também destaca a baixa umidade relativa do ar. Durante o mês, três dias tiveram índices de umidade abaixo dos 30%: 23, 24 e 28 de abril. Com o nível abaixo, algumas pessoas já começaram a apresentar problemas como olhos vermelhos e sensação de areia, alergias, garganta e nariz seco entre outros problemas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é caprichar na hidratação.

A meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, explica o que levou a esse registro: “tivemos a atuação de um sistema de alta pressão, com característica de bloqueio principalmente no final do mês. Isso formou uma barreira que impediu a chuva de chegar. Ou seja, as frentes frias que foram bem mais oceânicas, causando pouca chuva e por pouco tempo".

Dos 30 dias do mês, houve registro de chuva em apenas quatro dias. O volume médio de chuva para todo mês foi de 117,5 milímetros (mm), porém, os pluviômetros do Alerta Rio registraram apenas 8,3 mm, ou seja, choveu 7,1% da média Os primeiros dias de maio deverão continuar secos, quentes e sem chuva no município.

Criado em 25 de setembro de 1996 e, desde então, emite boletins de alerta aos órgãos da Prefeitura do Rio envolvidos na mitigação dos danos causados ​​através do Centro de Operações do Rio, a população e a imprensa recebem, em tempo real, as atualizações atualizadas quatro. vezes ao dia.
(Fonte: Alerta Rio).

Voltar Home


Mobirise Website Builder

Av. Maria Teresa, 260, Bloco 1 - Sala 513 - Campo Grande-Rio de Janeiro - CEP: 23050-160