CIDADE DO RIO TEM O ABRIL MAIS SECO DA HISTÓRIA DO SISTEMA ALERTA RIO
Município registrou chuva em apenas quatro dias em todo o mês de abril. Dados do Sistema Alerta Rio mostram que este foi o abril mais seco desde 1997, quando o órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio começou a fazer a medição. As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar foram marcas registradas na capital fluminense.
O levantamento revela que a média das temperaturas máximas para o mês de abril (2014 – 2023) é de 31,3°C, enquanto a média das máximas de abril deste ano foi dois graus acima: 33,5°C. Já a maior temperatura registrada no município foi de 39,1°C, no dia 28.
O Sistema Alerta Rio também destaca a baixa umidade relativa do ar. Durante o mês, três dias tiveram índices de umidade abaixo dos 30%: 23, 24 e 28 de abril. Com o nível abaixo, algumas pessoas já começaram a apresentar problemas como olhos vermelhos e sensação de areia, alergias, garganta e nariz seco entre outros problemas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é caprichar na hidratação.
A meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, explica o que levou a esse registro: “tivemos a atuação de um sistema de alta pressão, com característica de bloqueio principalmente no final do mês. Isso formou uma barreira que impediu a chuva de chegar. Ou seja, as frentes frias que foram bem mais oceânicas, causando pouca chuva e por pouco tempo".
Dos 30 dias do mês, houve registro de chuva em apenas quatro dias. O volume médio de chuva para todo mês foi de 117,5 milímetros (mm), porém, os pluviômetros do Alerta Rio registraram apenas 8,3 mm, ou seja, choveu 7,1% da média Os primeiros dias de maio deverão continuar secos, quentes e sem chuva no município.
Criado em 25 de setembro de 1996 e, desde então, emite boletins de alerta aos órgãos da Prefeitura do Rio envolvidos na mitigação dos danos causados através do Centro de Operações do Rio, a população e a imprensa recebem, em tempo real, as atualizações atualizadas quatro. vezes ao dia.
(Fonte: Alerta Rio).
Voltar Home