Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder

Igrejas do Rio recebem relíquias de São Pio de Pietrelcina

Arquidiocese de São Sebastião, no Centro, será o primeiro templo a receber as partes do corpo e objetos utilizados pelo santo

Diversas igrejas católicas da cidade do Rio vão receber, entre esta quinta-feira (2) e sábado (4), a visita de cinco relíquias de São Pio de Pietrelcina, padre italiano consagrado santo pelo Papa João Paulo II. A peregrinação começa na Arquidiocese de São Sebastião, localizada na Glória, na Zona Central da cidade, passando, na quinta e na sexta (3), pelas paróquias Santa Rosa de Lima, na Barra; Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Novo; e Capela São José Operário, no Turano.

Entre as relíquias de primeira classe, que são as partes tocáveis do corpo do santo, e as de segunda, que são objetos pessoais usados, estão: crosta das feridas; gaze de algodão com manchas de sangue; mecha de cabelo; luva e pedaço do manto.

Segundo a Fundação São Pio, a iniciativa em parceria com a Arquidiocese tem objetivo de "promover a devoção a São Pio e torná-lo mais acessível a todos os fiéis".

Além da peregrinação, ainda na quinta (02/05), as relíquias estarão presentes na Missa da capela do Edifício São João Paulo II, às 18h10, e nos estúdios da Rádio Catedral para o Terço Mariano, às 20h. Já no sábado (04/05), ficarão na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro, das 8h às 12h. Todas as visitas são abertas para o público.

História de São Pio

São Pio viveu entre 1887 e 1968 em Pietrelcina, na Itália. Aos dezesseis anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, sendo ordenado padre em 1910. Oito anos depois, passou a sofrer com estigmas nas mãos e nos pés, o que, no catolicismo, é visto como representação das chagas da crucificação de Jesus Cristo. Foi o único sacerdote da igreja a manifestar as marcas.

Com a divulgação sobre os estigmas, o santo ficou conhecido mundialmente, e fiéis passaram a organizar peregrinações para vê-lo. O sacerdote foi canonizado como santo em 2002, por ter sido considerado o responsável pela cura de um menino que sofria de meningite aguda.

Fonte O Dia

Voltar Home


Av. Maria Teresa, 260, Bloco 1 - Sala 513 - Campo Grande-Rio de Janeiro - CEP: 23050-160