A Flor do Maracujá, ou Passiflora, é um remédio natural muito empregado para diversas finalidades: do preparo de chás e tinturas, até suplementos alimentares.
Tudo isso graças a suas muitas propriedades benéficas para o organismo, entre as quais se destaca sua ação calmante.
E muito provavelmente, você já consumiu essa planta através de seu fruto. Pois, o maracujá é amplamente utilizado em bebidas, doces e molhos.
No post de hoje, eu vou apresentar para você os benefícios da Passiflora e como ela age no organismo, ajudando você a entender melhor porque essa planta é tão procurada. Acompanhe!
Passiflora nada mais é que o nome dado à flor do Maracujá. E só no Brasil existem em torno de 200 espécies de maracujás nativas.
Portanto, se você só conhece aquele Maracujá tradicional, de coloração amarela, que encontramos no mercado, saiba que existem muitas outras variações!
No mundo todo, há aproximadamente 400 espécies de maracujás catalogadas pela ciência.
A Passiflora tem propriedades calmantes, e riqueza de nutrientes, como Vitaminas A e C, minerais, ferro, potássio e cálcio. Portanto, serve principalmente para:
Outras propriedades da passiflora incluem funções antiespasmódicas, ansiolíticas e ação diurética.
Sim, a ação calmante da passiflora realmente funciona!
E esse efeito é eficaz, pois ela consegue aumentar os níveis cerebrais do ácido gama-aminobutírico (Gaba), um neurotransmissor capaz de reduzir a atividade cerebral.
Com isso, a passiflora permite um sono melhor, tranquilo, além de trazer sensação de relaxamento e bem-estar.
Portanto, se você procura um remédio natural com ação calmante, a passiflora é uma ótima escolha.
Além das propriedades já mencionadas, como sua ação calmante, a Passiflora também contém: substâncias vasodilatadoras, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais e antialérgicas.
E devido a tantos bons nutrientes, os benefícios da Passiflora incluem:
Como a passiflora age no sistema nervoso central, sua ação calmante é sempre eficiente. Assim como os demais benefícios mencionados.
A Passiflora tem realmente uma ação calmante eficaz. Portanto, pode causar sonolência excessiva em algumas pessoas.
Devido a isso o uso da Passiflora não é recomendado para:
Se esse é o seu caso, não consuma a Passiflora quando estiver trabalhando. Mas, se realmente precisar de um remédio com ação calmante de uso frequente, procure um médico para orientação.
A Passiflora é encontrada facilmente como extrato para chá e suplemento alimentar em cápsulas.
Você pode comprar em farmácias, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.
A dose recomendada é de 200 a 250 mg, três vezes por dia. Mas, se optar pelo chá, a dose indicada é de uma colher de sopa para 200 ml de água.
Para quem busca uma noite tranquila de sono, combater o estresse, o nervosismo e a ansiedade, a Passiflora é uma das melhores indicações.
A Passiflora não costuma apresentar efeitos colaterais. Mas, grávidas, lactantes e crianças só devem consumir o produto com orientação médica.
Você já conhecia os benefícios da Passiflora? Aproveite para deixar um comentário!